Ser mais esperto que as algas


Cientistas do Instituto Rochester de Tecnologia descobriram a estrutura da enzima essencial para todos os seres fotossintéticos.
Como se sabe, todos os seres que efectuam a fotossíntese (plantas, algas, fungos e certas bactérias) produzem uma proteína que se chama lisina, que tem como função o crescimento e desenvolvimento desses organismos.
Os cientistas descobriram a via metabólica para a produção desta enzima, sendo o seu objectivo, neste momento, o desenvolvimento de um composto que seja capaz de a bloquear de forma a construírem um algicida eficaz sem que seja destruída a biodiversidade que as rodeia. Visto tanto seres Humanos como outros seres vivos não terem esta via metabólica para produção de lisina, obtêm-na por ingestão de organismos que a produzem, e assim não serão afectados pelo seu bloqueio.
Uma questão que fica por resolver prende-se com a descoberta da forma específica que a enzima toma na alga que se deseja combater, pois não podem permitir toda a comunidade que elabora a fotossíntese seja afectada.
Para resolver este problema, os cientistas cristalizaram a enzima e, seguidamente, utilizaram o método de cristalografia, o qual separa as proteínas na solução em que estão suspensas. Tendo a proteína, fizeram-na passar por raio-X para observar a estrutura tridimensional. Este é um passo importante, porque agora sabe-se onde e de que forma um determinado substrato “encaixa” e activa uma enzima. Assim, podem desenvolver um pseudo-substrato que bloqueie ou desactive o funcionamento da mesma enzima.
Esta descoberta dá aos cientistas uma forma de desenvolver algicidas que apenas combatem um determinado organismo sem afectar outros que cresçam no mesmo meio ambiente.
Desta forma, poderíamos combater eficazmente os blooms, determinadas algas que produzem toxinas letais à vida selvagem (como peixes e plantas), reduzir algas que diminuem o teor de oxigénio nas águas provocando morte a outros seres, e proteger ecossistemas que estão em estado crítico devido a infestação de algas.

0 Comentários:

Enviar um comentário